sexta-feira, 5 de março de 2010

Terra Oca


E se o Planeta Terra fosse oco?

Você sabia que existe varias teorias que discutem, ou na verdade, afirmam que a Terra seria, ou é oca? São muitos os autores, os próprios Francis Bacon e Thomas Moore citaram ou fizeram menção em seus livros Nova Atlântida e Utopia, sobre o interior da terra.

Numa explicação mais cientifica, fala-se que a Terra possui um "Sol" interno, três pontos onde a gravidade é zero e duas enormes aberturas nos pólos que interligam a superfície interna e externa. (através dessas aberturas nos pólos, que medem cerca de 2.000 km, seria possível adentra no interior da Terra.)
A explicação é relativamente simples: o movimento de rotação do planeta arremessa a sua massa para longe do centro, da mesma forma que o giro de uma máquina de lavar arremessa as roupas para os lados deixando o seu centro oco. Outro aspecto interessante é que se a Terra for realmente oca ela possui duas superfícies: a interna e a externa que são interligadas pelas aberturas polares. Ambas com atmosfera, continentes, oceanos, rios, lagos, florestas... No entanto teriam três diferenças marcantes, seriam elas: uma atração gravitacional menor na superfície interna, posição do sol interno sempre às 12 horas e estagio evolucionário mais avançado na superfície interna.

Mas qual seria a importância de sabermos que a Terra é oca? Se ela for realmente oca porque nunca nos disseram? Ou você que está ai sentado acha que se a Terra for realmente oca já teriam nos contado?

Alguns acham que se a Terra for realmente oca pode ser a salvação da humanidade, afinal essa superfície em que vivemos já exploramos a tal ponto que não nos restam mais recursos naturais. No entanto, acredita-se também que no interior da terra, nesse reino subterrâneo, já exista uma civilização mais avançada – tanto tecnologicamente quanto espiritualmente – e será que eles concordariam com a entrada de intrusos, destruidores de si próprios?


"Toda verdade passa por três estágios. Primeiro, ela é ridicularizada. Segundo, é violentamente combatida. Terceiro, é aceita como sendo auto-evidente."

9 comentários:

  1. blog de ciências? hehehe bem, se existe uma civilização mais avançada que a nossa no centro da terra (é no centro?) e nós menos avançados ja tentamos explorar outros planetas porque eles ainda não exploraram aqui em cima? O Sol do centro da terra tem mesma força e intensidade quanto o que nós conhecemos? Caso sim, como sobreviver ao contato direto? Se a terra é oca, eu realmente não sei, só sei que ocas não podem ser as nossas cabeças, não devemos acreditar em tudo e nem desacreditar de tudo...

    ResponderExcluir
  2. ?¹)Não é de ciências não!
    ?²)É no interior, no centro ficaria o "sol" interno.
    ?³)Eles já saberiam (ou sabem) da nossa existência, talvez já até tivessem vividos na superficie externa e não vêem a necessidade de explora-lá. (afinal, não há nada aqui!)
    ?4)O "sol" interno de forma alguma teria (ou tem) a mesma intensidade que o sol convencional, afinal estima-se que ele possua um 1/3 da massa total do planeta. Ele sustentaria todo o ecossistema interno fornecendo luz e calor. E como “os mundos” interno e externo estão ligados, ele também desempenha um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema de todo o planeta.

    "não devemos acreditar em tudo e nem desacreditar de tudo..." [2]

    ResponderExcluir
  3. Bem pensar numa terra oca é bem interessante,porém um pouco duvidoso!
    deixa ve se eu entendi:
    então seres parecidos conosco viveriam na parte de dentro da terra.No caso pegando a ideia da posição deles em relação a nossa fosse como "pes com pes",assim como vemos quando alguem pisa num espelho?
    Bem com relação ao sol,seria um pouco difícil sobreviver sobre a um sol sem nenhuma camada de proteção como a nossa camada de ozônio!
    E com relação ao tamanho dessa estrela.Mesmo sendo 1/3 da que conhecemos seria nada mais nada menos que 464 000 km de diametro! enquanto nossa minúscula terra tem aproximadamente 12 756 de diametro!
    Além do que devemos nos lembrar de que o sol e uma estrela! e fica um pouco esquisito pensar por que existiria uma estrela dentro da nossa terra!
    Mesmo assim é uma boa teoria para ser discutida!
    Não acredito muito,minha opinião,mas desse universo não podemos duvidar de nada!

    BLog legal Baraka!!!!
    so nao deixa tiago ve isso aki!!
    tu sabe q ele nao quer perder discussão pra ninguem! kkkkkkkkkkkkkkkk
    flw

    ResponderExcluir
  4. Sim e tem mais!!!
    pensei um pouco no assunto e me veio algumas coisas que podem derrubar ainda mais essa teoria!
    por exemplo:
    Se pensarmos na posição do sol em relação ao ambiente interior fica dificil de explicar como poderia se desenvolver muita vida neste lugar!
    por que ate mesmo oq o texto diz é que o sol sempre esta na posição de meio dia!mas pense cmg!
    graças ao movimento em torno do "nosso sol" ser uma elipse,existe em determinada epoca do ano em cada lugar as estações do ano.O que e muito importante para o desenvolvimento de qualquer vegetação e a vida de alguns animais,ate a nossa .
    Outra situação e que por a terra ser aproximadamente redonda o nosso sol a esquenta de formas diferentes,o que causa os polos tão frios e as areas próximas a linha do equador tão quentes!

    Agora imaginemos esse sol dentro da terra ouca!seria um aquecimento igual em todos os lugares.Causando assim um clima extremamente tropical todo o tempo!E o que iria tirar desse lugar algumas espécies de animais e vegetação!

    Imaginemos também a grande panela de pressão que esse lugar iria ser.Por que todos esse milhões de anos sobre a ação do calor que esse sol proporciona, calor esse que não teria pra onde escapar!causando assim um super aquecimento!!
    o que tiraria a possibilidade de vida,pelo menos desses que conhecemos!
    Eh isso!

    ResponderExcluir
  5. ?º) Pela TTO (Teoria da Terra Oca) seria exatamente pés com pés.
    !¹) O "SOL" interno... O nome pode não ser apropriado do ponto de vista astronômico, mas é bastante apropriado de ponto de vista funcional [como já expliquei na ?4) na minha reposta a Graire]. Esse "sol" (entre aspas) interno é formado (segundo TTO) pelos materias mais pesados e é extremamente denso, já que a força de expulsão provocada pela rotação é praticamente desprezível se comparada com a sua enorme "atração" gravitacional. O "Sol" interno seria (ou é) tão denso que apenas a sua superfície é líquida, todo o resto é solido, apesar das enormes temperaturas em seu interior.
    !²) Na superfície interna a "atração" gravitacional seria menor, o que permitiria um crescimento maior das plantas e dos animais.
    !³) Realmente não existiria noite. Mas tem que se saber qual a temperatura que o "sol" interno expeleria e tbm não podemos esquecer que a vida no intra-mundo seria bem mais evoluida do que na superficie em que vivemos. Afinal eles estariam bem mais protegidos contra eventos cataclísmicos (como a queda de um grande meteoro). A TTO diz que o ecossistema interno evoluiu um pouco mais lento, contudo, de forma contínua. Quando a superfície externa estava passando por um dos muitos eventos que provocavam grandes extinções, parte do seu ecossistema migrava para a superfície interna e era forçado a se adaptar para sobreviver (essa migração era muito mais fácil antes do congelameto dos pólos, época que havia uma maior interação entre as superfícies).

    NOTA: O incrivel é que pra responder esses questionamentos tive que pesquisar um pouco mais... e acabei de perceber que não só a Terra pode ser oca, assim sendo, todo e qualquer outro planeta também pode ser. Isso me faz acreditar na real existência de vida inteligente no sistema solar. Ainda não vimos vida inteligente fora da Terra pq eles não estariam na superficie externa dos outro planetas e sim...
    Me arrepiei!

    "...desse universo não podemos duvidar de nada!" [2]

    ResponderExcluir
  6. Eh mas msm assim e uma influencia de temperatura a milhões de anos.E a fica duvida de que civilização seria capaz de se desenvolver sobre esses efeitos.
    Como disse,nao e apenas a noite que nao existe!e sim estações do ano,chuvas seriam raras e um clima extremamente seco!
    Sem falar tbm que se esse "sol" expelir raios ultravioleta a altissima ação desses raios que os bichos e os "humanos" iriam sofre.Alem de estar mto,mas mto proximo do sol!Pois apesar do seu tammanho extremamente menor do que o sol que conhecemos,com a distancia de alguns milhares de km,apenas,seria um ação maior do que sofremos aqui fora!!!


    Vi a reportagem d novo do cara la em jo! aushasuhasuhasuahs
    mta resenha ele doido!! a foto e interessante!

    *vamos por um novo assunto!

    ResponderExcluir
  7. vcs deveriam ler Julio Verne "viagem ao centro da terra"...

    ResponderExcluir
  8. A NASA descobre o q parece ser um camarão na antardida, a 200m de profundidade, onde não se chega a luz solar. E imaginava-se, nessa região, haver apenas vidas microscobica.

    "JN de 16/03/2010" Também foi citado na reportagem que a NASA havia encontrado o que poderia ser uma água viva.


    Para quem acredita na TTO, isso é o que se pode chamar de relação entre os mundos.

    ResponderExcluir
  9. iiiiii meu na boa essa historia da terra ser oca,oca e a cabeça de quem escreveu essa coluna aê baraka ideia legal de discutir mas aqui pra nós nada ver po

    ResponderExcluir